O Governo Federal brasileiro possui alguns programas sociais voltados para as famílias de baixa renda, como é o caso do Bolsa Família. Saiba mais sobre quem pode receber esse benefício e se sua família se enquadra nos requisitos.
O que é o Bolsa Família?
O Bolsa Família é um programa social da Caixa Econômica Federal que visa garantir às famílias em situação de pobreza ou extrema pobreza, seus direitos básicos: alimentação, educação e saúde. Nesse programa, as famílias que se enquadram nos critérios estabelecidos recebem um auxílio mensal, que varia de acordo com a condição de cada uma.
Quais as condições do Bolsa Família?
Não apenas se enquadrar nos requisitos, é também necessário: fazer uma seleção pelo Ministério do Desenvolvimento Social; que as crianças tenham frequência mínima de 75 a 85% na escola; que a carteira de vacinação esteja em dia, assim como as consultas médicas de mulheres dos 14 a 44 anos e que participem de atividades ofertadas pelo Ministério da Saúde.
Quem pode receber o Bolsa Família?
Para receber o Bolsa Família é necessário preencher os seguintes requisitos:
- Possuir renda mensal per capita (por pessoa) de até R$89,00, para famílias em situação de extrema pobreza, ou de até R$178,00, para famílias em situação de pobreza;
- Possuir na família gestantes ou crianças e adolescentes de 0 a 17 anos;
- Estar inscrita no Cadastro Único (com dados cadastrais atualizados)
- Realizar o cadastro no Ministério do Desenvolvimento Social
Caso se enquadre nos requisitos necessários, sua família passará pela seleção do Ministério do Desenvolvimento Social e, caso seja selecionada, você receberá uma carta em sua residência e, posteriormente, o seu cartão do Bolsa Família.
Existe a possibilidade de perder o benefício?
Se a família melhorar de renda ou não cumprir com as condições estabelecidas em relação à frequência escolar e o comparecimento nas consultas e atividades médicas, ela pode perder o bolsa familia valor. Caso isso aconteça, é necessário procurar o setor da prefeitura responsável e participar novamente da seleção.
Pode acontecer também de a família perder o seu direito ao benefício por não realizar a atualização dos dados cadastrais, por isso é importante ficar atento.
Por último, também existe a possibilidade de realizar um desligamento voluntário. Nesse caso, a família conta com o Retorno Garantido e pode voltar a receber o Bolsa Família após 36 meses, sem precisar passar por um novo processo de seleção.
Gostei do Artigo D